Geral
Publicado: 13/05/2025 ás 09:08:00
Há 25 anos, essa data tornou-se um marco na história do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela é uma resposta à triste história de Araceli, menina de 8 anos que foi brutalmente drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973. Até hoje impune, a data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base nesse crime. Desde então, a sociedade é chamada a assumir a responsabilidade de prevenir e proteger as crianças contra essa violência.
A campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes ganhou força ao passar dos anos, tornando-se a principal campanha nacional de combate e tendo como símbolo uma flor amarela. Essa flor é como uma lembrança dos desenhos da primeira infância e associa a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
Canais de denúncia
Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do:
- Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.
- No Conselho Tutelar
- Na Polícia Civil
- Polícia Militar